Pular para o conteúdo principal

Inovação Frugal



1. Quem propôs esse método? Há quanto tempo é utilizado?

O termo Inovação Frugal começou a ser utilizado nos anos 1950, quando os movimentos de apropriação tecnológica começaram a ganhar espaço. Assim, a inovação frugal iniciou a sua aparição através de grandes empresas, como a Unilever. Porém, atualmente a inovação frugal não está apenas no domínio de gigantes, estando também no domínio de empreendedores e pequenas e médias empresas. O termo ganhou popularidade na região sul da Ásia, particularmente na Índia, onde a inovação frugal se desenvolveu em diversos segmentos.

2. Qual é o seu principal objetivo?

O principal objetivo do método é criar inovações para populações de baixa renda, ou seja, habilitar e empoderar esses indivíduos através de soluções acessíveis.

3. Conceito e ideias centrais

Inovação Frugal é um processo de inovação de design no qual as necessidades e o contexto dos cidadãos de países subdesenvolvidos são postos como prioridade a fim de desenvolver serviços apropriados, acessíveis e adaptados para os mercados emergentes. Ou seja, é um processo que otimiza ao máximo os custos e os recursos não essenciais de uma inovação, viabilizando estes lançamentos em países com grande mercado consumidor de baixa renda. Nas palavras do estrategista de inovação, Navi Radjou Inovação Frugal “é a habilidade de gerar mais valor econômico e social usando menos recursos”. Devido ao seu conceito e ao seu propósito,  a Inovação Frugal está fortemente ligada ao empreendedorismo social, buscando solucionar desafios, habilitar e empoderar mercados da base da pirâmide.

É possível entender melhor sobre o conceito no TED “Resolvendo problemas de maneira criativa diante de limites extremos” de Navi Radjou, vídeo “Frugal Innovation” e na reportagem “India: Universe of frugal Innovation”.

Um bom exemplo de inovação frugal que podemos encontrar no Brasil é o tanquinho de lavar roupas!




Fonte:  CONSULTING ENGINEERS LIMITED Theme of 46th Engineer’s Day Frugal Innovation Achieving More with Fewer Resources 



4.  Quando, onde e por quem pode ser usado?

A Inovação Frugal pode ser usada:
- Por empresas que desejam entrar mercados de baixa renda
- Por empreendedores (sociais o não) que querem atingir a população da base da pirâmide

5. Método utilizado
A inovação frugal possui dez competências centrais para que possa ser executada.  As 10 competências essenciais - explicadas a seguir - estão se tornando rapidamente um padrão para o desenvolvimento de soluções adequadas, acessíveis, adaptáveis e acessíveis. São elas:
1.     ‘Ruggedization’/Rudmentarização - Concebido para ambientes físicos agressivos.
2.     Leve - Portátil para várias opções de transporte.
3.     Soluções através de dispositivos móveis - Conectividade e instrumentalização efetiva.
4.     Design centralizado no humano - Fácil de usar, design intuitivo para que não se precise de conhecimento prévio ou treinamento para usar.
5.     Simplificação - características minimalistas e requisitos funcionais.
6.     Novos modelos de distribuição - Canais de acesso não convencionais.
7.     Adaptação - Alavancar produtos, insumos e serviços já existentes
8.     Uso de recursos locais - Abastecer sem importar equipamentos ou materiais.
9.     Tecnologias verdes - Abastecer com fontes renováveis
10.  Acessibilidade - Baixos custos de entrada e operação

Considerando tais competências, é possível desenvolver uma inovação frugal com sucesso. Obviamente que não é simplesmente ter esses dez pontos, mas com isso pode-se ter uma base para alcançar os devidos objetivos. 

6. Quais são as suas principais vantagens e desvantagens?

A partir do conceito, dos objetivos e métricas de Inovação Frugal, percebe-se que as principais vantagens desse método são:

      O uso de tecnologia de ponta com baixos custos operacionais;
      A proposição de soluções funcionais através de poucos recursos;
      A escalabilidade e aplicabilidade dos produtos criados pelo método de Inovação Frugal; e
      A criação de novos modelos de negócios, reconfiguração de cadeias de valor e de produtos para servir usuários que sofrem de problemas extremos.

Por outro lado, percebe-se que a principal desvantagem da Inovação Frugal é na produção dos produtos, que podem acabar sendo rudimentares por causa do baixo custo de insumos e de produção. Outra desvantagem é que, muitas vezes, as pessoas e as empresas não entendem direto o conceito e acabam se equivocando ao fazer uma inovação e chamá-la de frugal.
           

7.  Case
 “Jaipur Foot” é um belo exemplo de inovação frugal, uma vez que possui baixo custo de produção, pode ser produzido em grande volume, atende a base da pirâmide em países subdesenvolvidos, possui um modelo de entrega com um serviço que minimiza custos ao acessar usuários remotos. A organização produz próteses com um preço máximo de 20 dólares, enquanto que nos Estados Unidos está em uma faixa de preço de 5000 a 15000. Esse preço ocorre pois a prótese é feita de madeira em seu interior e o seu exterior é constituído de borracha e isso custa menos de 5 dólares para ser fabricado e pode ser feito em menos de 3 horas. A prótese é resistente, possuindo um design funcional e muito rápida de ser produzida.

Você pode entender mais sobre o case asssitindo ao vídeo




 




Referências

http://www.frugal-innovation.com/tag/frugal-innovation/

https://www.slideshare.net/NarendraKAgnihotri/frugal-innovation-achieving-more-with-fewer-resources

BASU, Radha R.; BANERJEE, Preeta M.; SWEENY, Elizabeth G. Frugal innovation: core competencies to address global sustainability. Journal of Management for Global Sustainability, v. 1, n. 2, p. 63-82, 2013.

BHATTI, Yasser Ahmad. What is frugal, what is innovation? Towards a theory of frugal innovation. 2012.

MUKERJEE, Kaushik. Frugal innovation: the key to penetrating emerging markets. Ivey Business Journal, v. 76, n. 4, 2012.

ZESCHKY, Marco; WIDENMAYER, Bastian; GASSMANN, Oliver. Frugal innovation in emerging markets. Research-Technology Management, v. 54, n. 4, p. 38-45, 2011.




Vídeos de referência


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INOVAÇÃO ORIENTADA PELO DESIGN

Quem propôs esse processo? Há quanto tempo é utilizado? Verganti (2008) afirma que a inovação orientada pelo design é possível primeiramente porque qualquer tipo de inovação possui uma forte ligação com a capacidade criativa. O designer, como profissional, possui essa capacidade criativa e sua formação está baseada na necessidade de resolver problemas e encontrar novas propostas (VON STAMM, 2008). Considera-se que a observação do usuário é   o cerne do processo de inovação orientada pelo design (BECKMAN e BARRY, 2007; VERGANTI, 2008). Para compreender o modelo sociocultural, é necessário observar o usuário em seu habitat. Nesse sentido, a observação etnográfica é uma importante técnica de observação participante que pode oferecer uma meticulosa compreensão sobre as necessidades dos usuários (BECKMAN E BARRY 2007; BERTOLA e TEIXEIRA, 2003). Entender a inovação orientada pelo design como um processo de aprendizagem significa dizer que o ciclo de aprendizagem completa-se ...

MÉTODOS ÀGEIS DE INOVAÇÃO

Quem propôs esse método?             O processo da Startup Enxuta foi proposto por Thomas Eisenmann, Eric Ries e Sarah Dillard. A filosofia da lean startup é baseada na lean manufacturing, que pode ser traduzido como "manufatura enxuta", a filosofia de produção otimizada desenvolvida na década de 1980 pelos fabricantes de automóveis japoneses.   Qual é o seu principal objetivo?             Possui como objetivo tornar o processo de inovação o mais rápido e com menos desperdício possível. É também baseado no feedback contínuo dos clientes, por meio de testes de hipóteses.   Qual conceito ou ideias centrais o embasam?             A ideia principal é o de “falhar cedo para aprender rápido”. Outra ideia central é o pensamento enxuto, reduzir desperdício s . Os processos de   lean startup ...